quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A Fábrica do Desejo



Marketing é estratégia, não só política, mas também comercial. Deste modo, acaba por ser associado à propaganda.

O mercado é uma das instituições da nossa sociedade que mais se utiliza do marketing para alcançar os seus principais objetivos: vender e consequentemente, lucrar. Para isto várias estratégias são utilizadas, desde o marketing olfativo, sonoro até o marketing visual.

No mercado o marketing faz aumentar “A Fábrica do Desejo”; o desejo do consumidor de ter aquele objeto, aquele produto... E, em muitos casos, inconscientemente o cliente compra, sem refletir, sem analisar se aquele produto adquirido é realmente necessário. Assim, o cliente é manipulado, favorecendo o intenso consumismo.

Referência Bibliográfica:
MAZOYER, Franck. A fábrica do desejo. Le Monde Diplomatique Brasil, abril 2008

FAHRENHEIT



Fahrenheit 11 de setembro

Trata-se de um documentário que aborda questões referentes ao ataque terrorista ao World Trade Center nos EUA em 11 de Setembro de 2001, e as transações políticas inerentes do fato.

É uma crítica ao governo Bush baseada em relatos, entrevistas, pesquisas e na visão da realidade norte-americana.

Chama-me atenção no documentário as estratégias de manipulação política utilizadas no período das campanhas à presidência do país. O marketing político realizado por Bush o projetou como candidato “eleito” a presidente dos EUA.

Nota-se que houve uma manipulação com o resultado das eleições (fraudes) que levaram Bush à presidência, a contra-gosto da maioria da população, fato este revelado pela não popularidade do mesmo.

Fahrenheit 11 de setembro retrata um cenário de guerra e medo criado pelo presidente George Bush o qual se aproveitou de uma situação difícil vivenciada pelo país para receber apoio popular em cima de uma farsa, e com isso provocando a morte de milhares de pessoas inocentes.

Referência:
MOORE, Michael. Fahrenheit 11 de setembro. Europa Filmes, 2004.