sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Marketing Político Digital

O Showmícios, outdoors, camisetas, bonés, bottons - nada disso movimentou as campanhas deste ano, em virtude da nova legislação eleitoral, que proibiu essas táticas propa-gandistas com vistas a eliminar os custos dos candidatos. O marketing político ganhou força em um espaço público apa-rentemente livre de fiscalização e rico em interatividade: a internet. Enquanto os marqueteiros desenvolviam os sites dos futuros governantes, os internautas respondiam por meio de blogs, fóruns de discussão, e especialmente o orkut - site internacional de relacionamentos - onde o debate político digital aconteceu.
O público conectado à internet - que experimenta crescente democratização de seu acesso no Brasil - é essen-cialmente das classes mais favorecidas, portanto, potenciais formadores de opinião. Sabendo disso, as equipes de marketing político estiveram atentas para fidelizar essa de-manda e conscientizar os candidatos da importância de se estar presente na grande rede. É o que assegura o profissional de marketing político pernambucano, Helder Sóstenes. Segundo ele, “quem primeiro chegar ou mais espaço marcar, naturalmente mais destaque conquistará”. O investimento na produção dos sites oficiais, com visual arrojado e conteúdo atualizado, foi uma das armas. Neles, o eleitor podia conhecer o currículo do pleiteante, saber da agenda de campanha, além de poder imprimir material de propaganda.

Fonte:http://www.revistapronews.com.br/edicoes/84/m03.html

Marketing Político de Barack Obama


As atitudes pós-eleitorais do presidente eleito dos E.U.A, Barack Obama, certamente irá virar um “manual prático” para os futuros chefes do executivo. Obama está sabendo espremer cada segundo de mídia a seu favor, criando assim a mídia espontânea. Está potencializando a transição de governo de forma bastante eficiente, sempre com um único objetivo: estar na mídia, mas de forma positiva!
O democrata já demonstrou ser um ótimo estrategista, é inteligente e bem assessorado. De imediato criou um site para transparecer aos americanos como está sendo realizada a transição de governo, como também as principais medidas para tentar diminuir a recessão econômica mundial.
Além disso, Obama manteve um canal aberto com os republicanos, onde busca ajuda para solucionar a crise econômica. E mostra realmente que quer unificar os E.U.A em torno de um objetivo: acabar com a recessão. Com essa atitude o democrata também cria uma imagem de político unificador e nacionalista, que está disposto a trabalhar com a oposição para o bem coletivo.
Realmente Obama é um político moderno, sabe aproveitar as oportunidades e contornar as dificuldades. Mas ele não está só, Obama certamente está cercado pelos melhores marketeiros do E.U.A, que vêem o mandato como o maior instrumento do marketing político. E eles não vão parar por aí, Obama ainda vai nos surpreender com suas estratégicas.
Estas praticas devem balizar todos os bons políticos, que enxergam o marketing político como um eficiente instrumento na construção e ampliação de sua imagem, bem como de seu nicho eleitoral. A política moderna não vive mais sem o marketing político. Obama é fruto desse conjunto de técnicas!
Fonte: votoemarketing.blogspot.com

HUMOR NO MARKETING POLÍTICO


Este comercial do Kassab é emblemático para ilustrar o uso do gênero humorístico na propaganda política televisiva. Durante a campanha de 2008, esses bonequinhos fizeram muito sucesso na propaganda negativa direcionada à ex-prefeita Marta Suplicy


Comerciais de humor são dificeis de fazer, mas, quando bem feitos, têm grande impacto e são muito eficientes na comunicação da mensagem. Em meio à seriedade que envolve a disputa política, a propaganda com humor destaca-se das demais, pela sua diferença. Além disso, a propaganda humorística parece menos propaganda e mais uma "piada". Mais que isto, se o ataque humorístico tiver sucesso, fazendo o espectador rir, cria-se, por meio dele, uma cumplicidade entre quem o produz e veicula e quem o assiste e julga-o divertido e adequado.


Fonte: votoemarketing.blogspot.com